sábado, 7 de abril de 2007

"Todos os caminhos vão dar a Roma"

"(...) Comentei a um amigo da paróquia os meus esforços para dar a conhecer a doutrina católica à minha mulher, que era evangélica. Descrevi-lhe o entusiasmo nos cânticos, a dinâmica pregação bíblica e a cálida camaradagem, tudo coisas que a Kimberly tinha experimentado desde a infância. Ele fez uma observação curiosa.
- Scott, pessoalmente creio que os protestantes têm todas essas coisas porque não têm o Santíssimo Sacramento. Se tens a presença real de Cristo na Sagrada Eucaristia, não precisas de nada disso. Não achas?
Mordi a língua. Não queria exaltar-me, mas precisava de corrigir o que me pareceu um equívoco inquietante.
- Acho que percebo o que queres dizer: que o culto eucarístico pode ser silencioso e reverente, sem perder nada da sua profundidade e poder. Nisso estou de acordo. De facto começo a ter um real apreço pelo canto gregoriano e pelo latim na liturgia. Mas eu apresentaria as coisas de outro modo. Diria antes que, porque nós temos a presença real de Cristo na Sagrada Eucaristia, por isso precisamente - muito mais do que os protestantes – temos motivo para cantar, para pregar, para celebrar juntos.(...)

Scott e Kimberly Hahn, Todos os caminhos vão dar a Roma #1

Sem comentários: