domingo, 15 de julho de 2007

"Equador"

“Mas a Luís Bernardo repugnava por igual a retórica demagógica dos republicanos. O mal do país, todos os males do país, não estavam – era sua opinião – nem na instituição monárquica, nem na figura de D. Carlos. O mal estava no «rotativismo» entre os dois partidos do poder, que se alternavam em São Bento e em todas as mordomias do Estado, servindo-se a si próprios e aos seus, em lugar de servirem o país. (…)”

Miguel Sousa Tavares, Equador #4.

3 comentários:

Mãos de Veludo disse...

por acaso, quero muito ler este livro... mas, a modos que é carote... :S boa (e apropriada) citação ;)

David disse...

Que giro... estou precisamente a ler o Equador! E não estou a gostar! LoL Só continuo a ler para saber como termina a história. Na parte de investigação histórica até acho livro agradável, mas a escrita do MST é bruta (como ele parece ser) e não tão agradável.

Mas talvez tenhas escolhido este excerto por retratar a política actual... nesse aspecto, as críticas implícitas do MST são pertinentes e bem conseguidas!

rock disse...

Olá aos dois :)

Que pena, Mãos de Veludo, infelizmente não tenho o livro, emprestaram-mo, senão é claro que o terias na mão um dia destes :) a V disse-me que já leu, pergunta-lhe, talvez ela o tenha.

Epsilon, para mim é um bom livro, já li melhores, mas já li muito piores e esses nem vale a pena relembrar. De modo que compreendo a tua angústia, embora não a partilhe em relação a este. Acredito que algumas partes não sejam tão agradáveis, mas o livro é um pouco uma crítica à época e aos costumes, não me parece que foi escrito para ser bonitinho, talvez o escritor se alongue um pouco nas descrições, mas tirando isso, não me parece mal. Mas confesso, às vezes leio cada coisa que me custa perceber onde o escritor foi imaginar tal enredo, o que não é necessariamente mau, mas não é no entanto, o caso deste. Gostei bastante do retracto à ilha de São Tomé e do conjunto da história em si, tem alguma ironia à mistura e nisto sou suspeita, porque adoro ironias... mas por acaso, algumas são de mau gosto realmente, e depois vais perceber porque digo isto… Não sei em que parte te encontras, mas se não gostas do princípio, temo que não gostes do final, de qualquer forma, espero que isso não te demova de o continuares a ler e quem sabe até mudes de ideia :)

Quanto à citação, é claro que foi escolhida a dedo :)

Jinhos para ambos e bigada pelos comentários*